quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

São Vicente, antes de Martim Afonso

Descoberta arqueológica confirma a existência de povoado construído por portugueses antes do início oficial da colonização do Brasil






















Arqueólogo trabalha no que restou da residência mais antiga do Brasil: uma parede confirma a existência de um povoado, de 10 a 12 casas, descrito em documento de 1526






por Graziella Beting




Arqueólogos brasileiros identificaram aquela que pode ser a casa mais antiga do país. A construção situada em São Vicente, na Baixada Santista, teria sido erguida entre 1516 e 1520, antes mesmo da chegada de Martim Afonso de Sousa, fundador da vila, em 1532.

As escavações foram realizadas nos fundos da Casa Martim Afonso, edificação tombada no início do ano passado. Ao explorar a área, arqueólogos descobriram uma parede, datada do século XVI, que confirma a existência de um povoado de 10 a 12 casas no local, descrito em um documento de 1526.

Supõe-se que essa seja uma parte da Casa do Bacharel, residência do degredado Cosme Fernandes, que teria chegado em São Vicente antes de Martim Afonso. O “Bacharel”, como era conhecido, é citado em documento de 24 de abril de 1499 que relata uma viagem não oficial do explorador português Bartolomeu Dias ao Brasil. O degredado teria usado o povoado como entreposto para navegadores, para quem também oferecia seus préstimos de intérprete de línguas indígenas.


Fonte: www.historiaviva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário