quinta-feira, 13 de maio de 2010

Platão e o Cristianismo






























BERRUGUETE, Pedro
Plato
c. 1477
Wood, 101 x 69 cm
Musée du Louvre, Paris





[...]Essa abordagem, desenvolvida por Platão com grande riqueza ao longo de uma vasta área de temas, resultou numa visão da realidade total como dividida entre dois reinos. Um é o mundo visível, o mundo como se apresenta a nossos sentidos, nosso mundo diário habitual, onde nada dura e nada permanece o mesmo - como Platão gostava de dizer, tudo neste mundo está sempre se tornanado outra coisas, mas nada nunca é de forma permanente.(Essa fórmula foi abreviada em "tudo está se tornando nada é". )
Tudo vem a existir e sdesaparece, tudo é imperfeito, tudo decai. esse mundo de espaço e tempo é o único que nosso aparelho sensorial humano pode apreender. Mas há também outro reino que não está no espaço ou no tempo e no qual existe permanência e ordem perfeita.Este outro mundo é a realidade atemporal, e imutável da qual nosso mundo diário os oferece apenas breves e insatisfatórios lampejos. Mas ele é que devemos chamar de realidade real pois só ele é estável, inabalável - somente ele é, e não está sempre mo processo de transformar-se em outra coisa.
As implicações da ecxistência desses dois reinos são as mesmas para nós, seres humanos, considerando como objetos, como para tudo o mais.[...]


'TUDO ESTÁ SE TORNANDO NADA É'



Magee,Bryan História da filosia

Nenhum comentário:

Postar um comentário