terça-feira, 10 de novembro de 2009

O legado Egípcio
















Um dos grandes mistérios confrontados pela egiptologia é a forma extremamente súbita, realmente dramática a qual a cultura faraônica “decolou” no começo do terceiro milênio a.C. o pesquisador independente John Anthony West, o qual realizou o extraordinário trabalho na geologia da Esfinge, formula especialmente bem o problema:

“Todo aspecto do conhecimento Egípcio parece ter estado completo desde o início. As ciências, as técnicas artísticas e culturais e o sistema hieróglifo não mostra, virtualmente, nenhum sinal de um período de “desenvolvimento”; na verdade, muitas das realizações das primeiras dinastias não foram nunca passadas ou até mesmo igualadas pelas dinastias posteriores. Este fato surpreendente é prontamente admitido pelos egiptólogos ortodoxos, mas a magnitude do mistério que isso representa é habilmente esquecida, enquanto suas muitas implicações não são mencionadas.”

Como uma complexa civilização nasce do nada? Olhe para um automóvel de 1905 e compare com um moderno. Não há dúvidas do processo de “desenvolvimento”. Mas no Egito não há paralelos. Tudo estava lá desde o início.

A resposta do mistério é, claro, óbvia, mas porque ela vai de encontro com o pensamento moderno prevalescente, é raramente seriamente considerada. A civilização egípcia não foi fruto de um “desenvolvimento”, mas de um legado...

Fonte: http://www.acasicos.com.br/html/legado.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário