terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Amélie Poulain

Difícil não se apaixonar por ela, não?



Trilha Sonora:



Sinopse: O filme conta a história de Amélie Poulain, uma jovem francesa que trabalha como garçonete e tem grande influência na vida das pessoas que com ela convive.

Principais situações:

Logo no início do filme, o espectador tem acesso à infância da protagonista, época em que as relações interpessoais de Amélie eram restritas ao pai (Rafael), um médico que a examinva mensalmente, e a mãe, (Amandine), que era sua professora. Os pais eram pouco afetivos, mas possuíam expectativas altas sobre o desempenho da filha. Amélie não possuía amigos, nem relacionamentos afetivos duradouros ou positivamente reforçadores, e constantemente emitia respostas de fuga-esquiva em ambientes sociais. A seguir, o filme avança no tempo e o leitor é apresentado a uma Amélie já adulta e que muda para Paris. A jovem começou a trabalhar como garçonete em um café e embora tivesse oportunidades de vários contatos sociais, continuava se esquivando das pessoas. Essas constantes esquivas produziam sentimentos de profunda solidão em Amélie.  A jovem se apaixona por um rapaz, Nino, mas tem dificuldades para se aproximar dele, e demonstrar seu interesse. Diferentemente de sua infância, agora, Amélie conta com pessoas dispostas a ajudá-la a aprender (e melhorar) seu repertório de habilidades sociais em contextos: diferentes como trabalho, família, amizades e namoro.

Porquê assistir?

Por meio de um roteiro bem conduzido por Jean-Pierre Jeunet, com atuações impecáveis de Audrey Tatou e Mathieu Kassovitz, paisagens idílicas de Paris e trilha sonora delicada de Yann Tiersen, o leitor acompanha a trajetória de desenvolvimento interpessoal de Amélie, em que déficits em Habilidades Sociais - produzidos por um ambiente pobre em reforçamento positivo e em modelos adequados – são gradualmente superados, relacionamentos interpessoais construídos e o sentimento de solidão é amenizado.






Fontes: http://www.rihs.ufscar.br/filmes-recomendados-1/o-fabuloso-destino-de-a.-poulain

Nenhum comentário:

Postar um comentário