quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dali.

Surreal: Adjetivo de gênero invariável. plural: surreais.
Significado popular: fora do comum, que foge da realidade.
Significado real: relativo a obras de arte/literárias do estilo chamado de surrealismo.


"Segundo Freud, os sonhos são traduções de nossos desejos e da realização destes. Eles se apresentam com uma aparência ou sentido manifesto, mecanismo de que se vale o superego, censor da nossa mente, que oculta seu significado, o sentido latente, o conteúdo que realmente tem valor na compreensão da nossa psique e dos nossos anseios. Este teor onírico reveste-se de símbolos, histórias surreais que na verdade mascaram os desejos sufocados daquele que sonha. Para o psicanalista, os sonhos oferecem ao Homem a possibilidade de conhecer a alma humana."


Não entendeu nada? Então vamos analisar algumas obras de Salvador Dali.


Bio.

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech (11 de maio de 1904 – 23 de janeiro de 1989), conhecido como Salvador Dalí, foi um pintor espanhol surrealista proeminente nascido em Figueres, Espanha.Dalí foi um desenhista hábil, mais conhecido pelas imagens marcantes e bizarros em sua obra surrealista. Suas habilidades de pintura são frequentemente atribuídos à influência de mestres da Renascença.

Seu trabalho mais conhecido, A Persistência da Memória, foi concluído em 1931. Expansivo repertório artístico de Dalí no cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas em uma variedade de mídias.

Dalí atribuído o seu “amor de tudo o que é dourada e excessiva, a minha paixão pelo luxo e meu amor de roupas orientais” para um auto-denominado “linhagem árabe”, alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros.

Dalí foi altamente imaginativa, e também gostava de se entregar a um comportamento incomum e grandioso. Sua maneira excêntrica e chamando atenção por seus atos públicos, por vezes, atraiu mais atenção do que sua arte, para o desespero de quem realizou o seu trabalho em alta estima, e para a irritação de seus críticos.


                                   A PERSISTÊNCIA DA MEMÓRIA- 1931





                                                          SONO- 1937




                                                  Face e Fruit - 1938





  Crianças Geopoliticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem - 1943





                                                      Los elefantes













Fontes:
http://salvadordali.com.br/
http://www.infoescola.com/psicologia/sonho/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho
http://www.vitriol.com.br/artigo_sonhos.htm
http://www.psico-online.net/psicologia/sonhos.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário