domingo, 24 de janeiro de 2010

Lena Baker




























Lena Baker (8 de Junho de 1901 - 5 de Março de 1945) foi uma afro-americana executada no estado da Georgia em 1945 pelo assassinato de Ernest Knight, seu patrão de 67 anos. Foi a única mulher a ser executada na cadeira elétrica na Georgia. Em 2005 foi oficialmente perdoada, pois na verdade agiu em legítma defesa.

***

1 Julgamento
2 Execução
3 Perdão
4 Filme

***

Julgamento
Em 14 de agosto de 1944 iniciou-se o julgamento de Lena Baker, presidido pelo juiz William "Duas Pistolas" Worrill, que manteve 2 pistolas a vista durante o julgamento. Ao fim da tarde, o júri, composto apenas de homens caucasianos deu o veredicto de culpada. O governador Ellis Arnal deu a mais 60 dias para um solicitação de perdão, negada.


Execução
No dia 5 de março de 1945, Lena Baker sentou-se calmamente na cadeira elétrica e disse: "What I done, I did in self-defense. I have nothing against anyone. I'm ready to meet my god". O que significa: O que eu fiz, eu fiz em legítima defesa. Eu não tenho nada contra ningúem. Eu estou pronta para encontrar Deus.


Perdão
Em 2001 a família Baker entrou para tem um pedido de perdão concedido pelo Conselho da Geórgia do perdão e Paroles vendo o veredicto original como racista. Em 2005, 60 anos aós sua morte foi concedido perdão total e incondicional, pois uma sentença de 15 anos teria sido mais apropriada.


Filme
Em 2009, foi lançado o drama com o título original de The Lena Baker Story (Traduzido: A Verdadeira História De Lena Baker) dirigido por Ralph Wilcox.


***

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Muitas Lena Baker morrem todos os dias, e os governos com suas leis que não saem dos papeis para prática.As cadeiras elétricas jaz no passado, entretanto os revolveres de todos os calibres, as facadas, as pauladas, enfim todo tipo de violencia contra as Lenas da vida, e o governo com sua negativa de perdão, uma vez que suas leis nada valem.Acho que os ingleses ja viram a lei Maria da Penha, esta na hora de se fazer valer, e acabar com a violencia contra amulher.Veja o filma Lena Baker e solte o verbo.

    ResponderExcluir
  2. pensamos que nos dias de hoje não existe mais precoceito contra negros e mulheres, mas isso é vivido até hoje , sinto muito em meu coração a dor de lena baker mas com certeza estara ao lado de Deus descansando e olhando pelos seus descendentes ate hoja

    ResponderExcluir