quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O teatro onde tudo começou

Espaço na Acrópole de Atenas onde foram encenadas as primeiras tragédias gregas, há mais de 2.500 anos, será restaurado














Teatro de Dioniso, em Atenas, que será restaurado e será aberto ao público em 2015





por Graziella Beting






O berço da dramaturgia clássica será restaurado na Grécia. As ruínas do Teatro de Dioniso, na Acrópole de Atenas, onde há mais de 2.500 anos foram apresentadas as primeiras tragédias de Eurípedes, Ésquilo e Sófocles, receberão investimentos para recuperar parcialmente suas instalações.

A obra de renovação, orçada em 6 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões), deve durar seis anos. Segundo as autoridades gregas, o teatro estará pronto em 2015, com parte dos assentos reconstruída a partir de uma combinação da pedra original com materiais modernos. Não há, porém, intenção de encenar espetáculos no local – os últimos foram apresentados na década de 1970.

Utilizado pela primeira vez no século VI a.C., o teatro consistia em um terraço de onde os espectadores avistavam um palco circular. Aí era realizada uma competição de peças, durante o festival anual dedicado a Dioniso, deus do vinho. Em IV a.C., o espaço foi remodelado e ampliado para receber até 15 mil pessoas.










Fonte: www.historiaviva.com.br

Um comentário:

  1. Essa construção que vemos é do período Romano. Os gregos do século V a. C. representavam suas tragédias, comédias, dramas satíricos nesse mesmo local, porém com precárias construções de madeira.

    ResponderExcluir