Cinco séculos de Carnaval carioca
por Thiago Cid
Criado para aliviar as tensões antes do período cristão da quaresma, o Carnaval surgiu na Idade Média, embora festas de excessos existissem desde a Antiguidade. O nome vem de carnelevarium –?“adeus à carne” em latim. Da Europa para o mundo, em nenhum lugar?a festa foi tão difundida e modificada como no Brasil, onde o povo teve participação ativa. No Rio de Janeiro, isso foi ainda mais intenso.
Século 16 - LUTA NA LAMA
O primeiro Carnaval foi o entrudo, em que se faziam brincadeiras com lama, cinzas, farinha e fezes. Condenado em 1841, durou até o século 20, coexistindo com bailes e blocos. ?
1835 - CAEM AS MÁSCARAS
São realizados os primeiros bailes de máscaras no Rio de Janeiro. Inspirados nas festas parisienses, eles surgiram como desejo da elite por uma diversão sofisticada, em vez das brincadeiras grosseiras do entrudo.
***
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.
A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário