"A trindade hindu é composta por três divindades: Brahma, o criador, Vishnu, o conservador e Shiva o destruidor."
***
BRAHMA
É o primeiro deus da trindade Hindu.
Para os Hindus, o universo vive sendo destruído para ser reconstruído novamente por Brahma, eternamente.
SHIVA
Ele é tudo, logo, aparece de muitas formas diferentes. Tem mais de mil nomes, como (Maheshvara) Senhor do conhecimento, (Mahakala) Senhor do Tempo. Ele é o criador e é o destruidor e preservador, e normalmente é retratado em três faces: Duas opostas, como machoe fêmea, grande iogue e chefe de família diligente, ou Bhairava, o destruidor, e a terceira, serena e pacífica, as reconcilia.
VISHNU
É o poder de manutenção do universo.Sua natureza é lila ,ou a representação. Assume diferentes formas à sua vontade. Ele está em pé sobre um lotus de mil pétalas com uma concha, um disco, uma massa e um lotus nas mãos. Estes quatro instrumentos são essenciais para a diversão da vida.
A concha é o instrumento que devolve a união de todos os sons da criação, representa o som puro , Om, que traz a liberação para os seres humanos.
O disco ou chakra é o anel de luz que rodopia no dedo indicador de Vishnu. Ele é o símbolo do Dharma, o dever de fazer o que é certo e correto, também representa a roda do tempo.
A massa ou clava é um instrumento para atacar os desejos, fonte de todo o sofrimento e insegurança.
O lotus é mostrado para que não esqueçamos a nossa meta que é encontrar a nós mesmos. O lotus cresce no lodo e permanece luminoso, radiante, inafetado pelo ambiente, abre suas pétalas ao primeiro raio de sol e fecha-se com o último raio de sol.
***
Nota: Atualmente na Índia o panteão já não é tão adorado, nesse sentido o deus Brahma já não é cultuado...
link original: http://www.yogalotus.com.br/trimurti.htm
link original: http://joaobosco.wordpress.com/2007/11/19/243/
Nenhum comentário:
Postar um comentário